Pré-edição Fine Art – Antes de falar sobre o tratamento de imagens para Fine Art, devemos conhecer o equipamento no qual as imagens vão ser trabalhadas.

A correta calibragem do monitor permite que a imagem tratada fique muito próxima à imagem impressa ou em outro monitor. Existem vários softwares e sites na internet que possibilitam que você mesmo faça a calibragem. Se não conseguir, aconselhamos a procurar um técnico.

Trabalhe em um local onde a luz direta não atinja a tela, ou reflexos que mudem a imagem. Não é necessário que o ambiente esteja escuro, mas cuidado com as janelas. Coloque cortinas que quebrem a luz direta.

Limpe a tela do monitor para que sujeirinhas, poeira, gordura não interfiram na imagem. Mas, cuidado. Existem produtos específicos e maneiras de limpar para não danificar o monitor. Não é qualquer coisa que pode ser usado.

Cuidado com os níveis de luz durante o trabalho, se forem diferentes, podem mudar a qualidade da imagem.

Deixe o equipamento ligado por uns 30 minutos antes de começar a trabalhar com as imagens. Alguns equipamentos precisam estar “aquecidos” para funcionarem perfeitamente.

Se tiver dúvidas quanto a qualidade da imagem no monitor e impressa, imprima uma folha de controle e compare.

Depois de verificarmos o equipamento, devemos escolher o software. Existem vários programas que podem ser utilizados: Photoshop, Lightroom, etc.

O melhor é aquele que você tiver mais familiaridade e conseguir utilizar para alcançar o resultado desejado.

Antes de iniciar o trabalho, copie o arquivo por segurança.

Trabalhe com o arquivo cópia. Primeiro selecione as melhores imagens.

Selecionadas as imagens, trabalhe em RGB ou sRGB por causa do modo que a impressora Fine Art funciona.

Trabalhe com a imagem inteira e deixe para fazer cortes no final.

Se for possível, utilize as formas TIFF ou PSD. O formato JPG pode fazer compressões indesejáveis na sua imagem.

Se o seu monitor for próprio para tratamento de imagens e você já ter escolhido o papel, peça o perfil ICC do papel para impressão. Se não tiver, qualquer bom profissional de impressão realiza esse teste para você.

Se for possível, acompanhe a impressão. Só você pode verificar se o resultado é do seu agrado.

Sobre o Autor